Sobre livros e filmes: Globo de Ouro, vi e recomendo


O Globo de Ouro só não é uma cerimônia tão importante quanto o Oscar - e por acaso, eu assisti os dois filmes que ganharam respectivamente como Melhor Drama e Melhor Comédia ou Musical. Algumas pessoas criticam essa divisão mas eu acho justa, porque as pessoas sempre acham que a atuação exigida em dramas é maior (e estão certos, de certa forma), fazendo com que a comparação seja um pouco injusta, na minha opinião. Uma prova disso é a Jennifer Aniston finalmente sendo reconhecida como boa atriz somente após fazer Cake. Ela não ganhou nenhum prêmio por enquanto, mas acho que esse filme abre as portas para ela ser chamada para filmes melhores do que ela fez no passado!



Boyhood foi um filme bem único, e não é de se espantar. O diretor filmou ele por 12 anos! 
A forma com que ele foi feito reflete no sentimento que ele causa em quem assiste. Familiaridade e nostalgia acho que foram o que eu mais senti vendo o filme - ao ver as coisas que usava 10 anos atrás lentamente se transformando no que usamos hoje, e ao reconhecer as histórias de amigos e parentes no que acontece com Mason e seus familiares. Muita gente detestou e achou o filme entediante. Realmente a história não tem nada de fantástico e surpreendente, podia ser uma biografia de uma pessoa comum. Acho que o maior trunfo é que realmente parece a história de um vizinho, de um colega da faculdade, de um primo ou do seu namorado. Foi uma história "real", construída de uma forma muito convincente. Uma vida comum filmada de forma inovadora.
Pra mim, o mais interessante foi ver como foi feita a seleção das memórias de Mason e como isso influenciou na sua personalidade como jovem adulto. Obviamente, nós não lembramos de tudo o que vivemos, gravamos só algumas partes - e essas memórias moldam quem nós somos. O resultado final são seres humanos, cada um com a sua experiência e um jeito específico decorrente do que nós vivemos. E isso é sempre muito interessante de se observar.
Enfim, o filme é excelente pra lembrar a todos nós que cada pessoa é de um jeito por causa do que ela viveu. Acho que se todos entendessem isso seríamos um mundo bem mais tolerante...


O Grande Hotel Budapeste... Esse filme é o oposto do outro! Uma história "real" totalmente espalhafatosa e cômica. Os personagens se metem nas situações mais absurdas e terríveis, e mesmo nas mortes ou prisões dá vontade de rir.
O filme é inspirado nos livros de Stefan Zweig, um autor austríaco. Mas, ao contrário das diversas adaptações literárias que existem no mundo, este filme é baseado levemente em dois livros dele: Cuidado da Piedade e Ruído da Transformação. 
O que eu achei interessante é que ele posteriormente viria para o Brasil, fugindo das ditaduras da Europa. Ele via no Brasil um país livre das garras dos autoritarismo (meio irônico, já que vivia no governo de Getúlio Vargas), e escreveu o livro "Brasil, o país do futuro", inventando a expressão. Infelizmente se suicidou, junto com a sua esposa, em decorrência do desespero ao ver a Europa sendo mais e mais consumida pela guerra e pelos ideiais nazistas. 
Fiquei interessada em ler as obras do autor, além de visitar a Casa Stefan Zweig que fica em Petrópolis, na casa onde faleceu. 

Quais filmes premiados ou indicados vocês assistiram?

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)