Montando a sua lista de compras lolita

Fonte - achei a imagem muito fofa xD

Eu tinha decidido fazer como primeiro post de 2012 um post mais pessoal, quase como um guia, um ponto de referência para o meu ano.
É fácil olhar sites como a EGL Community Sales, a parte de vendas do Fórum, sites de segunda mão ou sites de leilão e ver peças bonitas, com um bom preço, gastar dinheiro e ver que coisas que você está querendo faz tempo não saem da sua wishlist.

Ao invés disso, resolvi colocar algumas dicas que eu segui ao fazer a minha Lista de Compras e que me ajudaram a tomar algumas decisões (elas são válidas para quem já começou a construir um armário e agora quer o expandir, e mais para quem recebe dinheiro mas não tem que sustentar uma casa). Elas funcionam muito bem para mim, mas é claro, o importante é ver como um exemplo que você pode adaptar para a sua realidade.


Dica 1: Adote um "Teste de Compras"
Testes de Compra são alguns passos simples que você impõe a si mesmo(a) antes de comprar alguma coisa. Esse teste minimaliza as chances de você acabar com peças entulhadas que não consegue usar por vários motivos, desde porque na verdade não era a sua cara, até porque não tem nada para usar com elas.
Aqui estão as regras:
  1. Amor ou Paixão? 
    Não compre nada até que passem X dias que você estava pensando naquilo em especial (não necessariamente uma coisa em específico, como uma print, mas talvez algo como "meias cor-de-rosa", "vestido handmade azul", "cardigan preto", etc). Pessoalmente, adotei uma política de 15 dias;

  2. Diferencie o "lindo de ver" e "lindo de usar"
    Resumindo? Saiba o que você realmente gosta de usar. É possível que mesmo estando apaixonada por uma peça, você está só apaixonada por vê-la em outras pessoas. E quando você coloca o outfit completo, de repente você percebe que ele estava lindo e maravilhoso na Takulu, mas você se sente muito boba com um pianinho na cabeça. 
    Não tem dica para descobrir isso, mas com o tempo você leva isso naturalmente. Pense bem nisso depois de passar os dias do primeiro passo;

  3. Compre em outfits, e de "baixo para cima" (sempre que possível: veja a obs.)
  4. Verifique se você tem ao menos um outfit para ser usado com a peça que você comprar assim que ela chegar, e sempre compre pensando em como você vai usar, e não só na peça em si.
    Se não, construa o outfit a partir das peças menores e mais genéricas: primeiro a anágua, depois meias, acessórios e headwear, e só então as peças grandes. Assim, assim que você fazer os "grandes gastos" você já pode imediatamente usá-las, ao invés de fazer um investimento e deixar ele guardado no armário porque não tem algo bobo como uma meia ou um laço.
    Obs: é claro que isso vale mais para peças com oferta "constante", como handmade e taobao, e peças com descrições mais genéricas (ex: JSK cor de rosa da Baby estilo old-school, vestido inteiramente preto, OP floral). Mas isso também é importante de levar em consideração com Dream Dresses mais raros: se você tem dificuldade de achar, o melhor é ter tudo pronto para "receber" ele em casa - mas se ver uma barganha (e você puder pagar) é melhor levar logo!

  5. Dê um tempo depois de comprar algo caro.
    Isso é bom para não deixar subir à cabeça e pensar que tem mais do que pode, e, principalmente, evitar extravagâncias demais, assim como evitar o vício em compras. Algo caro para você é qualquer coisa que ultrapasse metade do que você pode gastar por mês - coloque um período de quarentena após cada compra que gaste mais que isso.
    Estabeleça suas próprias regras de quarentena também. As minhas são: após comprar algo caro, ficar um mês sem pagar mais de um terço do que eu ganho em uma só coisa. As suas podem ser ficar X dias sem comprar absolutamente nada, cortar às idas ao cinema, etc. O importante é fazer algo que funcione para você.

Dica 2: Saiba tudo!
Algumas coisas que você deve saber, seja pesquisando e/ou pedindo ajuda e opinião:
  •  Valor de mercado (no caso de peças específicas): assim, você compra pelo o que ele vale;
  •  Opções de compra: conheça as diferentes lojas, modelos, cores, réplicas, shopping services, costureiras e por aí vai, e saiba claramente qual funciona melhor para você e seu bolso e porquê;
  • Tamanho: saiba as suas medidas na ponta da língua (incluindo o comprimento do pé!), que brand (indie ou não) serve ou não serve, se você precisa de alterações/custom size ou não (e se compensa pagar por isso);
  • Serve?: saiba muito bem o que fica ou não fica bem no seu corpo, o que combina com o seu tom de pele, etc;


Dica 3: Planeje seus gastos
Eu já falei sobre isso antes, na verdade... recapitulação rápida.
  1. Determine de forma fixa o quanto pode gastar por mês. Lembre-se que o dinheiro para fazer compras NÃO é o quanto você ganha, mas sim o que SOBRA. E deixe sempre uma boa margem para "gastos inesperados", tanto por causa de coisas relacionadas a compras mesmo (alfândega, por exemplo) como outras despesas;

  2. Planeje suas compras mês a mês. Uma forma bem simples é fazer uma tabelinha ou uma pequena lista. Também aconselho a não planejar para o ano inteiro, mas sim refazer e reconsiderar em períodos menores de tempo. Eu, particularmente, refaço e monto a minha lista de 3 em 3 meses, mas recomendo um período mínimo de 2 em 2 meses, e esse tempo deve ser maior quanto mais metas de longo prazo você tiver (ou seja, quanto mais você precisar economizar!).
    Lembre-se de levar em consideração quando a peça vai ficar pronta ou vai chegar na sua casa (no caso de compras online) e tentar bater com quando você vai usar ela. Por exemplo, meias curtas com renda são para o calor, é melhor comprar antes que o inverno chegue. Também leve em consideração épocas de Lucky Packs e de promoções!

  3. Veja TODAS as opções de compras!! (reforçando a dica acima)

  4. Você tem MESMO dinheiro?
    "É só eu não ir ao cinema esse mês", "é só eu almoçar em casa mais", é só...
    Se você se pega pensando esse tipo de coisa ao ver algo, pare e pense melhor.
    Talvez compense muito mais parcelar uma peça que você quer muito, e isso é possível na maioria das vendas pessoais e até mesmo com shopping services também.

  5. Vale a pena?
    Às vezes você gosta de uma peça, ela cabe no seu guarda-roupa, você pode até pagar por ela... mas vai ter que deixar de fazer algo que você gosta muito. Pense muito bem em investir em certas peças, pois o preço de uma pode ser o de outras coisas que você gosta tanto quanto, mas não são tão caras.

Obrigada pela atenção!
Comentários, sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos!
Espero que vocês tenham achado útil.
Com amor,
chadias ♥

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

10 comentários:

  1. Adorei o texto, é sem dúvidas muito útil.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom organizar nossas comprar, nos últimos anos comprei algumas coisas e vi que não era o que eu realmente queria, e que no fim das contas não iria me sentir bem com ela, ano passado comecei a pensar em alguns planos de comprar e estabelecer regras e este ano tenho certeza que vou conseguir fazer as coisas melhor, suas dicas são ótima e suas postagens idem.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que dicas maravilhosas *-*

    Esse plano de compra eu costumo fazer, até porque não trabalho, então tenho que planejar bem o que vou pedir, hehe.

    E minhas amigas me acham estranha por eu saber todas as minhas medidas.

    Adoro os seus artigos, são sempre úteis.

    ResponderExcluir
  4. Suas dicas são sempre muito utéis. <3

    Vou passar a frequentar mais o seu blog ;D

    ResponderExcluir
  5. Óóóóóótimas dicas!!!!!

    Isso é bom pra gente não meter os pés pelas mãos literalmente!! Eu quase que faço burrada!! hehehe

    ^^

    ResponderExcluir
  6. Que post incrível, Chadias! Parabéns! ♥

    ResponderExcluir
  7. ótimo post! eu faço algumas dessas coisas. 8D
    tem certas peças que só usando/tendo mesmo pra ter certeza que vai se usar... até hoje mesmo tendo um objetivo mais definido nas minhas escolhas, acabo não usando algumas das que compro. o bom de lolita (e da internet) é que vc não precisa vender por 1/10 do valor como roupas comuns em brechós... :p
    a minha wishlist é feita em ordem de prioridade, pra que eu não fique atropelando e comprando coisas que não preciso com tanta urgência. e... tenho uma "lista de outifts" pra visualizar mais facilmente o que preciso pra cada um, e qual deles tá mais perto de ficar completo. 8D acho que é mto saudável organizar o máximo possível essas coisas, pra não se perder msm. na internet é bem fácil de gastar e achar o que se quer... perigoso. 8D

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito *-*

    Eu particularmente tenho um caderninho onde eu anoto tudo, o que estou precisando, o quanto eu tenho disponível de dinheiro, faço uma mini contabilidade de tudo o que ganhei e gastei, e o que eu consegui de lolita no mês. Agindo assim consegui diminuir os gastos em coisas que não vou usar em 90%. além disso, toda vez que resolvo comprar algum item demoro uma semana pensando em cada coordenação que posso fazer com ele usando as peças que já tenho, aí vejo se é viável ou não comprar ^^

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, você arrasa na auto ajuda lolita! rs

    Eu controlo todos os meus gastos na risca, mas para mim é fácil, sou contadora e já trabalho com isso! Mas quem não está acostumado perde a linha as vezes, principalmente por que na maior parte das compras lolitas rola o cartão de crédito, e esse é um verdadeiro bandido! rs

    Kisus

    ResponderExcluir
  10. @Ariel
    Muito obrigada princesa! *-*

    @Thuanny Paes
    Eu te entendo perfeitamente x_x o meu problema era que a minha mãe comprava as minhas roupas. Eu acabava com muitas coisas que eu não queria.
    Obrigada pelos elogios, e boa sorte com o guarda-roupa este ano!

    @Ju Lee
    Até um tempo atrás eu tinha zero renda então não podia comprar nada xD
    Fiquei um bom tempo sem poder investir no guarda-roupa.
    As minhas amigas também acham estranho, mas ficam maravilhadas om os preços das roupas chinesas xD
    Muito obrigada!

    @hachiiko
    Fico muito feliz em ouvir isso! Obrigada mesmo!! *-*

    @Athene
    Valeu!
    É mais difícil se cuidar com relação a isso do que parece xD espero conseguir melhorar! Boa sorte para nós!

    @Rose Red
    Muito obrigada fofa! Ouvir isso me deixa muito feliz!

    @rika
    Pois é, nada é infalível x_x caimento, por exemplo, é muito difícil de prever, mesmo om muitas medidas. Além das variações de cores por causa da tela.
    A ideia de uma lista de oufits é muito legal *-* eu preciso começar a fazer algo do tipo, com certeza. Tenho vários outfits na minha cabeça, mas se confundir e esquecer é tão fácil...
    Eu já comecei a fazer isso em lolita e quero me organizar com o meu armário comum agora.
    Cartão de crédito + acesso ilimitado à compras = perigo mortal, certamente!

    @aiko
    Eu começarei a fazer um Caderno Lolita esse ano! Também arranjei um para o dia-a-dia para me organizar melhor.
    Você estava seguindo as dicas antes mesmo de ler *o* parabéns pela organização xD

    @Kitty
    Nunca to ha pensado nesse termo xD gostei! Muito obrigada!
    Você deve ter mesmo facilidade ^^ realmente, o maior vilão é o cartão... Dinheiro na mão é bem mais palpável e controlável.

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)