Offbrand em Lolita x outras J-fashions



Eu não sou uma pessoa particularmente ligada em offbrand, mas eu tenho meus momentos de foco nesse tipo de peça. Por exemplo, logo quando eu comecei a fazer posts de ajuda a iniciantes, eu dois posts como guia para comprar peças offbrand, sendo um sobre vestidos e o outro sobre blouses & cutsews.
Eu também montei um outfit composto com bastante destaque para uma peça offbrand para o South Meeting do ano passado. Não ficou tão Lolita, mas ficou bem interessante justamente porque era bem diferente de tudo o que eu já fiz, eu gostei muito da experiência.
O tema desse mês do AF&L Network era para falar sobre offbrand, e eu comecei a procurar umas peças no meu armário, e perceber algumas coisas interessantes que decidi comentar por aqui.


É engraçado falar esse tipo de coisa pra quem gosta de outra J-fashion que não seja Lolita - apesar que, por algum motivo que eu ainda não consegui entender completamente, as pessoas das outras J-fashions quase sempre conhecem Lolita pelo menos um pouco, mesmo estando em outras modas; e não é incomum ver Lolitas que usem diversos estilos ou pelo menos saibam um pouco das outras J-fashions. Bom, pulando essa parte, ao contrário de outras modas japonesas, Lolita sempre exige a compra de roupas e acessórios especificamente voltados para o estilo, simplesmente porque a silhueta e as características são muitos únicas. Isso não quer dizer que TUDO tem que ser brand, mas você provavelmente vai ter que mandar fazer ou no mínimo adaptar várias peças de roupas para poder usar a moda. 


Gyaru, por exemplo, não tem tanto essa necessidade. Acho que se fosse escolher algo que uma gyaru goste de comprar de alguma marca específica, são os cílios postiços, que são muito característicos - mas mesmo assim, muitas meninas compram cílios em caixas de 10 do Aliexpress e usam a moda muito bem. Mesmo roupas muito características, como Hime Gyaru, a gente consegue dar um jeito: comprar as perucas e extensões chinesas, e vestidinhos como o da foto. 
A relação em Gyaru com as marcas é mais questão de fidelidade/gosto do que em Lolita. Se uma pessoa REALMENTE gosta de Liz Lisa ou D.I.A., ela vai e compra peças dessa marca porque elas agradam esteticamente. O foco está principalmente na maquiagem então a orientação nessa questão é sempre mais forte do que ficar recomendando marcas caras. Isso faz todo sentido, porque no histórico da moda, ela é ligada ao sentimento de libertação de esteriótipos, meninas bem jovens e rebeldia. 


Já Mori girl tem o mesmo descaso com marcas devido a outro motivo: o apego ao vintage e coisas mais simples. Por mais que existam marcas direcionadas a esse público, a moda é tão desapegada que não vejo nenhuma comunidade Mori girl falando ativamente sobre elas e seus lançamentos. É outro tipo de sensação e outro tipo de cultura, eu vejo muito a valorização do DIY e um estilo de vida mais tranquilo, mesmo que seja só um desejo bucólico quase impossível para a Mori girl inserida na cidade grande.


Uma das coisas que Mori girl me passa é um certo amor por coisas desgastadas, como se tivessem uma história para contar. A estética não parece tão importante quanto o sentimento de conforto ao usar uma peça. Isso me fez abrir os olhos à beleza do usado, quando antes eu só via lixo, querendo me livrar do que é antigo para abrir espaço para o novo. Apesar de não usar Mori girl, essa desaceleração com certeza me pegou um pouco.

Essa relação com o offbrand define as características marcantes de estilos alternativos de formas diferentes. Acho que nesse sentido, Lolita é quase uma exceção dentro de J-fashion, porque todo o resto das modas, mesmo que girem em torno de uma moda específica - como Dolly kei que era muito centrada na estética da Grimoire, ou Aomoji que possui marcas pontuais muito usadas - vão tomando as ruas e cada um interpreta essa imagem com o que vai achando.
Isso também altera a estética pessoal de cada pessoa e seu jeito particular dentro da moda. Eu imagino que meu estilo não é visto como diferente ou inovador justamente porque eu não uso muito marcas indie, offbrand e handmade, ao contrário do que acontece com as muitas outras fabulosas pessoas famosas por isso!
Qual a sua relação com offbrand, e como isso afeta seu estilo pessoal?

Share this:

Responsáveis pelo Layout

Seobloggertemplates

Hello We are SeoBloggerTemplates, Our name came from the fact that we are best. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates.

3 comentários:

  1. Nossa que vestido lindo esse rosa de laço tô apaixonada <3
    Eu gosto de comprar acessórios off-brand como boinas e meias mas se dependesse de mim só usaria peças principais (saias e vestidos) de brand. Como não sou rica se eu achar algo off-brand que de pra encaixar no estilo tô comprando :3

    ResponderExcluir
  2. Muito boa postagem, Chad!
    Por muito tempo eu visitei regularmente os sites das brands lolita e gostava de acompanhar os lançamentos. Lolita é bem particular então, claro, nem tudo dá para adaptar - e quem arrisca e acerta tem minha admiração! xD No entanto, venho observando cada vez mais de perto marcas indie ganhando espaço com temas diferentes, e isso me deixa feliz! Não parece algo ''refrescante'' à moda?! Mesmo às vezes, de bobeira pelo Aliexpress, é possível encontrar coisas interessantes. Enfim, talvez eu esteja um pouco deslumbrada demais com a ''abertura'' da moda à ideias que antes, de tão incomuns, eram consideradas estranhas ou fora de ''padrões'' ~ pelo menos, a mim, que comecei a me informar sobre lolita em 2010, acreditava ser uma moda bastante restritiva...


    Gostei muito de você ter lembrado da praticamente total exclusividade da Grimoire quando o assunto era dolly-kei! Nossa, como o estilo proposto pela loja mudou! Se bem que ocidentais tiram 10 quando o quesito é offbrand em dolly, já que importar de lá não parece ser algo muito comum...


    Quanto a outras j-fashion, acredito que é muito fácil hoje conseguirmos peças legais para usarmos. Lojas de departamento como Renner e Marisa oferecem em algumas coleções várias opções interessantes. Eu tenho conseguido adquirir muitas coisas para hama e mori nelas. Sem contar as lojinhas do Aliexpress, Ebay, Taobao... Se você sabe o que quer, encontra e faz bons negócios! ^^

    ResponderExcluir
  3. Acho offbrand uma coisa supert útil para visuais diferentes (como lolita, mori e fairy, só falando das minhas j-fashions favoritas)! Ainda quero ler esses seus dois posts, provavelmente vai ter um monte de dicas úteis ♥

    Esse visual do South Meeting eu tive o prazer de ver pessoalmente, e estava LINDO DEMAIS - tinha um ar muito classudo (?) e elegante, e saber que a peça principal era offbrand foi meio que mágico pra mim.

    Concordo que coisas realmente off-brand parecem mais impossíveis em lolita, mas foi muito bacana ver sob o ponto de vista de outras modas japonesas. Me fez achar Gyaru mais amor!

    Amei o post, pra ser sincera.

    Eu não sei se sou vista como diferente dentro de lolita, mas certamente marcas (ou offbrands?) não são meu fator. Meus poucos outfits muito chamativos acontecem porque eu estou usando coturnos com algo açucarado e tentando o melhor de dois mundos, hhahaha.

    Mas minha relação com offbrand existe desde que eu comecei em lolita (que é a única j-fashion que eu uso), porque eu comecei muito novinha e não existia compras online pra mim na época.

    Isso me fez abrir os olhos pra uma marca de roupas "normais" (a TOK!) que nem é tão "off" considerando coisas do dia-a-dia ou pra trabalho (ao menos aqui em Porto Alegre e no RS), mas para lolita foi uma descoberta MONSTRA ver que eles tinham colares de pérolas em camadas iguais a um da AP, ou boleros de bolinhas, saias que aguentam uma anágua pequena ou camisas de chiffon feitas de puro amor e fofura.

    Afetou meu estilo pessoal porque essas roupas por não serem 100% lolita podem ser usadas mais facilmente no dia-a-dia, mas ainda me dando a sensação feliz que a minha j-moda favorita me dá. Pra mim, offbrand é ganha-e-ganha, sabe? ♥

    ResponderExcluir

Seja educado(a).

Posts com spam ou propaganda serão deletados.

Não são permitidos comentários do tipo "visite meu blog"/"siga de volta" sem nenhum comentário sobre a postagem. No máximo, deixe o link no fim do seu comentário.
Eu sempre visito quem me comenta mesmo sem link :)